>

Sabia que o ar no interior da sua casa pode ser até 10 vezes mais poluído do que o ar exterior?

Air Pure é a nova tinta de interior, de base biológica e com uma tecnologia inovadora que purifica o ar do interior das habitações.

O ar que respiramos em ambientes fechados pode concentrar uma série de Compostos Orgânicos Voláteis (COV's) que, segundo a Organização Mundial de Saúde, apresentam riscos para a saúde.

O formaldeído é uma das substâncias que mais impactam negativamente na qualidade do ar interior e, em elevadas concentrações, pode ser cancerígeno.

Dentro das habitações, as principais fontes de emissão de formaldeído são os aglomerados / MDF, os painéis de fibras, o mobiliário, carpetes, colas e têxteis, como cortinas e sofás.
 

Air Pure elimina até 70% do formaldeído do interior.


A inovadora tecnologia de Air Pure reduz significativamente a concentração de formaldeído desde o primeiro dia.

Com apenas duas demãos, apresentando uma redução da concentração de formaldeído, a eficácia de Air Pure foi verificada segundo a ISO 16000-23 e atestada por um laboratório independente. O impacto de Air Pure na qualidade do ar interior mantém-se até 7 anos.

Uma nova geração de tintas que purifica o ar interior.


Air Pure é uma tinta de interior inovadora de base biológica com um efeito purificador do ar.

A tinta é de fácil aplicação, tem um excelente acabamento e opacidade. É uma tinta mate que oferece excelente resistência a lavagens frequentes.

Além da sua elevada performance e benefícios estéticos.

Air Pure ajuda a promover um ar interior mais saudável, reduzindo até 70% do formaldeído.

Air Pure é a opção mais sustentável e amiga do ambiente, pois é constituída por 45% de base biológica e a sua embalagem é feita de material totalmente reciclado!

A tecnologia inovadora que purifica o ar interior


Passar muitas horas em ambientes fechados pode ser um problema, porque o ar presente em ambientes interiores é dez vezes mais poluído que o ar exterior, devido a um dos Compostos Orgânicos Voláteis mais prejudiciais: o formaldeído.
 

Uma ameaça invisível.


O formaldeído é um gás invisível frequentemente presente em concentrações consideradas nocivas à saúde, pois é libertado pela maioria dos materiais de construção, mobiliário e têxteis. Desde 2004, o formaldeído é classificado como cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde. Por esta razão, o nível de concentração deve ser o mais baixo possível.
 

Pare o formaldeído


Devido à sua tecnologia inovadora, Air Purifying, Air Pure filtra as moléculas de formaldeído presentes no ar, neutralizando-as.
 

Ativo desde o primeiro dia


A partir do primeiro dia de aplicação, Air Pure melhora a qualidade do ar interior reduzindo até 70% os níveis de formaldeído, mantendo essa redução por um período até 7 anos.
 

Um futuro sustentável


Air Pure inova o mundo da construção devido à sua formulação de base biológica, com matérias-primas sustentáveis, o que a torna num revestimento ecológico adequado para qualquer tipo de espaço interior.
 

Uma escolha consciente


A Air Pure é também inovadora pela sua embalagem, produzida com materiais 100% reciclados. Uma nova geração de tintas que respeitam a saúde e o meio ambiente.

Uma Tinta de Base Biológica


Air Pure é formulada à base de resinas feitas a partir de recursos renováveis, como sementes, árvores e resíduos de plantas, que proporcionam um ambiente mais seguro e saudável sem comprometer os elevados padrões de qualidade e de desempenho da tinta.

Com 45% de base biológica (de acordo com a norma ASTM D665), Air Pure apresenta-se como uma tinta ecológica, com uma eficácia e desempenho notáveis.
 

100% Sustentável


Os produtos de base biológica são cada vez mais importantes para as indústrias da construção, pois contribuem para uma economia circular e um mundo sustentável.

Air Pure, além de ser de base biológica, apresenta um valor muito reduzido de COV's (1g/l) e a mais alta classificação na qualidade do ar interior (A+).

Air Pure conta ainda com uma embalagem única 100% produzida com materiais reciclados, reduzindo o consumo de energia, água e recursos naturais.

Na PPG Dyrup consideramos importante reduzir a nossa dependência de matérias-primas fósseis, ou seja não sustentáveis, e acreditamos que Air Pure é a opção mais ecológica disponível no mercado.
 

Qualidade Premium

Air Pure Logo





É uma tinta de acabamento mate de elevada qualidade, desenvolvida em emulsão biológica aquosa. Foi especialmente concebida para a purificação do ar interior, uma vez que reduz significativamente os níveis de formaldeído.

É indicada para todos os ambientes onde se pretende aliar uma melhoria significativa da qualidade do ar interior a um excelente acabamento e durabilidade.

Secagem: ao tato - 1 hora / repintura - 4 horas

Rendimento: 10 a 12 m²/l (por demão)

Aplicação: Com trincha, rolo ou pistola, aplicar 2 a 3 demãos de Air Pure, diluídas até 5% com água potável.

Disponível em embalagens de 5L e 10L, em branco e cores.

✓ Fácil Aplicação
✓ Excelente Acabamento
✓ Resistência à Esfrega
✓ Excelente Opacidade
✓ Formulação Sustentável
✓ Melhora a Qualidade do Ar Interior

O que significa base biológica?

Uma tinta de base biológica é uma tinta produzida através da utilização de matérias-primas sustentáveis em vez de matérias-primas fósseis.

Qual é a vantagem de uma tinta de base biológica? Os produtos de base biológica são cada vez mais importantes para a indústria das tintas e da construção. A utilização de matérias-primas sustentáveis reduz a necessidade de recorrer a matérias-primas fósseis, contribuindo para um mundo mais saudável.

Qual é a vantagem de uma tinta de base biológica?

Os produtos de base biológica são cada vez mais importantes para a indústria das tintas e da construção. A utilização de matérias-primas sustentáveis reduz a necessidade de recorrer a matérias-primas fósseis, contribuindo para um mundo mais saudável.

O que é o formaldeído?

O formaldeído é um Composto Orgânico Volátil (COV) que está presente na natureza em quantidades reduzidas. É libertado naturalmente pelos seres vivos, sendo produzido por estes para ajudar a sintetizar aminoácidos. Os níveis de formaldeído neste tipo de processos naturais não é prejudicial à saúde humana.

Porém, o formaldeído, é também libertado em maiores quantidades por diversos materiais amplamente utilizados na nossa vida quotidiana. Em concentrações elevadas, o formaldeído apresenta-se como um dos componentes mais prejudiciais à saúde e que mais afeta a qualidade do ar interior.

Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente: “Qualidade do Ar em Espaços Interiores”, (Janeiro de 2009)

Quais as principais fontes de formaldeído dentro de casa?

Mobiliário, tapetes, cola e tecidos de interior são as maiores fontes, causando emissões constantes de formaldeído a longo prazo. Por outro lado, existem atividades humanas como cozinhar, fumar e limpar (detergentes), que podem causar um pico nas emissões de formaldeído. Tudo isto resulta numa concentração que pode ser até 10 vezes maior no ar interior do que no exterior.

O formaldeído é prejudicial à saúde?

Vários estudos científicos mostram que o formaldeído, em concentrações elevadas, é prejudicial para a saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) identifica-o como um dos factores que mais contribui para a má qualidade do ar interior, reconhecendo a sua importância como uma determinante da saúde pública.*

A concentração desta substância no ar interior é diferente em cada espaço, tal como o efeito na saúde é diferente de pessoa para pessoa.

O formaldeído é uma substância química irritante e desperta a sensibilidade das mucosas. Os sintomas incluem a garganta seca ou dorida, dores de cabeça, fadiga, problemas de memória e concentração, náuseas, vertigens, falta de ar, ardor nos olhos, ou ainda, a longo prazo, situações mais complicadas como cancro.

*Fonte: OMS “Desenvolvimento das Diretrizes da OMS para a Qualidade do Ar Interior”, (2006)

Em que percentagem existe um risco acrescido?

Nas habitações europeias, a concentração média é de 25 ¬g/m3. Numa concentração superior a 10 ¬g/m3 existe um risco acrescido. Cada redução contribui para um ambiente e uma vida mais saudável.

Fonte: World Health Organisation (WHO) Guidelines for indoor air quality, 2010

É necessário usar Air Pure em todos os espaços habitáveis?

Recomendamos a utilização de Air Pure em divisões em que passa mais tempo, como a sala de estar, o quarto, ou o escritório.

Quantas demãos de Air Pure devo aplicar para uma função otimizada?

São necessárias apenas duas demãos de Air Pure. Para mais informações sobre por quanto tempo Air Pure mantém o seu efeito purificador, veja os exemplos de cálculo da imagem ao lado.

Se aplicar outra tinta em cima de Air Pure, o efeito de redução de formaldeído mantém-se?

O efeito purificador é significativamente reduzido. Para manter a função, Air Pure deve ser pintada como tinta de acabamento.

A qualidade do ar interior é pior ou melhor do que a do ar exterior?

O ar interior é 3 a 5 vezes mais contaminado do que o ar exterior. A percentagem de formaldeído é até 10 vezes superior à do ar exterior.

Qual é a causa da má qualidade do ar interior?

Um espaço interior é um ambiente fechado. O ar é renovado pela ventilação adequada . Existem todos os tipos de formas de exposição a substâncias, tais como cozinhar, fumar, funcionamento de equipamentos, etc.

De que é composto o ar?

21% de oxigénio, 78% de nitrogénio e 1% de outros gases.

Além de pintar com Air Pure, o que posso fazer para melhorar a qualidade do ar interior?

Assegure que o espaço é ventilado, abrindo as janelas com frenquência para evitar que o formaldeído e outros agentes nocivos se concentrem no interior.

Não fume. Mantenha o espaço limpo, de preferência com recurso a produtos de limpeza menos agressivos. Evite a humidade, que propicia proliferação de microrganismos, nomeadamente fungos e bactérias. E, finalmente, use plantas naturais, pois é hoje reconhecido o seu papel na purificação do ar interior.

De onde vem a preocupação com o ambiente interior?

Há uma tendência mundial para a redução do impacto ambiental e uma preocupação com o aumento da qualidade de vida.

Por outro lado, de acordo com vários estudos, é consensual que o ar interior pode ser bastante mais poluído do que o exterior, sendo reconhecida a importância do papel desempenhado pela qualidade do ar interior como uma determinante da saúde pública.